quinta-feira, 28 de abril de 2011

28 DE ABRIL - DIA DA EDUCAÇÃO

Educação
Hoje é o DIA DA EDUCAÇÃO. Atualmente nenhum governo sensato pensa que é bom manter o povo na ignorância e alienação porque sabe que povo que não pensa não se desenvolve. Com a globalização e a competição do mercado  a comparação entre os povos ficou evidente e acontece a todo momento, razão pela qual os países que não possuem uma educação de qualidade têm que se apressar para não perderem o bonde da história.
Que a educação deveria ser um dos maiores investimentos em qualquer país, ninguém duvida. Mas a questão da educação ainda é séria no Brasil. Apesar de índices demonstrarem que, cada vez mais, os índices de analfabetismo, de evasão escolar e de repetência vêm caindo, a situação ainda não é das melhores.
Se já é senso comum dizer que as crianças são o futuro do país, nada mais justo que criar condições para elas estudarem. E está provado também que, quanto maior o nível de instrução, maior a chance de encontrar trabalho.
Mas educar não significa só investir em escola. O primeiro grupo social do qual participamos é a família e ela participa também do que chamamos educação informal. É preciso que as famílias assumam o seu papel de educadoras oferecendo aquela velha e eficaz "EDUCAÇÃO DE BERÇO" e estejam de mãos dadas com a escola durante o processo de educação formal. O início da educação da criança começa na família e depois passa para a escola e é neste momento que ela precisa de professores capacitados, competentes, motivados e sobretudo, bem remunerados.
Que nesse dia possamos refletir sobre a educação em nosso país, em nosso estado e, sobretudo em nossa escola e que cada um ( servidores, direção e governo) possa dar o melhor de si para que a educação cumpra realmente o seu papel de mudar a sociedade para melhor.