CONTE ATÉ 10 2014/2015/2016








PROGRAMAÇÃO DO PROJETO CONTE ATÉ 10

TEMA: VIVA A VIDA    
Data da apresentação: 19/11/2016

Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um “não”. É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida, então faça valer a pena a vida!!!!!!!
Com o tema Viva a Vida apresentamos hoje mais um Conte até Dez, com participação de alunos, professores , supervisão e direção .


1.     - Encenação e  Música Halleluyah ( Aleluia)  (3º ano professoras Simone e Zaninha)

2.     Violência contra a mulher    ( Alunos Fundamental – Prof. Sabrina)

3.     Alcoolismo Feminino : Música Dez por cento e encenação com apresentação de cartazes. ( Alunos 1º e 2º anos Ensino Médio)

4.     Jogral do texto Viver Melhor -Bruno Pitanga (alunos 9º ano) Prof.Sônia  

5.     Apresentação de dança e encenação do Texto Saber Viver  Cora Coralina    
(Alunas do 8º ano)

6.     - Música É preciso saber viver (Titãs) e Viva la vida (Coldplay)  2º ano 2 (Professoras Talita e Leise )

7.     - Apresentação de Slides sobre o Projeto Educação do Tempo Integral













Música: Dez Por Cento

Maiara e Maraisa



Tô escorada na mesa, confesso que eu quase caí da cadeira

E esse garçom não me ajuda, já trouxe a vigésima saideira

Já viu o meu desespero e aumentou o volume da televisão

Sabe que sou viciada e bebo dobrado ouvindo um modão



A terceira música nem acabou

Eu já tô lembrando da gente fazendo amor

Celular na mão, mas ele não tá tocando

Se fosse ligação nosso amor seria engano



Garçom troca o DVD

Que essa moda me faz sofrer
E o coração não guenta
Desse jeito você me desmonta
Cada dose cai na conta e os dez por cento aumenta

Ai cê me arrebenta!
E o coração não guenta
E os dez por cento aumenta



Violão: Maria Júlia
Cantora: Leandra
Atriz: Leísa


CARTAZES QUE SERÃO APRESENTADOS POR ALUNOS ENQUANTO AS ALUNAS CANTAM A MÚSICA.

O metabolismo do álcool nas mulheres não é igual ao dos homens. 
A mesma dose tomada por homens e mulheres, a mulher apresentará níveis alcoólicos mais elevados no sangue.

As mulheres ficam embriagadas com doses mais baixas e progridem mais rapidamente para o alcoolismo crônico e suas complicações médicas.
Para todos os níveis de consumo alcoólico, as mulheres correm mais risco de desenvolver doenças hepáticas do que os homens.

Para os mesmos níveis de ingestão, o risco de cirrose nas mulheres é três vezes maior.

Mulheres que ingerem um drinque por dia apresentam menor probabilidade de morte por doença cardiovascular.

Mulheres habituadas a ingerir de 2,5 a 5 drinques por dia, apresentam probabilidade 40% maior de desenvolver câncer de mama.

A prevalência de depressão em mulheres que abusam de álcool é de 30% a 40%.

Anorexia e bulimia estão presentes em 15% a 32% das que abusam de álcool.

Mulheres que abusam de álcool tentam o suicídio quatro vezes mais frequentemente do que as abstêmias.

Consumo de álcool durante a gravidez é considerado a principal causa evitável dessas anormalidades na infância.

O percentual de homens consumindo bebida alcoólica é quase três vezes maior que o das mulheres no País.

Homens e mulheres, expostos a encurtar a vida por causa do álcool. Pense nisso!
 

Bruno Pitanga - Pra viver melhor...

Pra viver melhor...
Não se preocupe, se ocupe.
Ocupe seu tempo, ocupe seu espaço, ocupe sua mente.
Não se desespere, espere.
Espere a poeira baixar, espere o tempo passar, espere a raiva desmanchar.
Não se indisponha, disponha.
Disponha boas palavras, disponha boas vibrações, disponha sempre.
Não se canse, descanse.
Descanse sua mente, descanse suas pernas, descanse de tudo.
Não menospreze, preze.
Preze por qualidade, preze por valores, preze por virtudes.
Não se incomode, acomode
Acomode seu corpo, acomode seu espirito, acomode sua vida.
Não desconfie, confie.
Confie no seu sexto sentido, confie em você, confie em Deus.
Não se torture, ature.
Ature com paciência, ature com resignação, ature com tolerância.
Não pressione, impressione.
Impressione pela humildade, impressione pela simplicidade, impressione pela elegância.
Não crie discórdia, crie concórdia.
Concórdia entre nações, concórdia entre pessoa, concórdia pessoal.
Não maltrate, trate bem.
Trate bem as pessoas, trate bem os animais, trate bem o planeta.
Não se sobrecarregue, recarregue.
Recarregue suas forças, recarregue sua coragem, recarregue sua esperança.
Não atrapalhe, trabalhe.
Trabalhe sua humanidade, trabalhe suas frustrações, trabalhe suas virtudes.
Não conspire, inspire.
Inspire pessoas, inspire talentos, inspire saúde.
Não se apavore, ore.
Ore a Deus, ore às forças e as energias.
Somente assim viveremos dias melhores!
 


Saber Viver

(Cora Coralina)

Não sei se a vida é curta
ou longa para nós,
mas sei que nada do que
vivemos tem sentido,
se não tocarmos
o coração das pessoas.
Muitas vezes basta ser:
colo que acolhe,
braço que envolve,
palavra que conforta,
silêncio que respeita,
alegria que contagia,
lágrima que corre,
olhar que acaricia,
desejo que sacia,
amor que promove.
E isso não é coisa
de outro mundo,
é o que dá sentido à vida.
É o que faz com que ela
não seja nem curta,
nem longa demais,
mas que seja intensa,
verdadeira,
pura enquanto durar.
Feliz aquele que
transfere o que sabe
e aprende o que ensina.
 



TEMA: O LEGADO EDUCACIONAL DAS OLIMPÍADAS CULMINÂNCIA - 04/07/2016

O TRABALHO REALIZADO NA ESCOLA

 DESFILE DAS NAÇÕES

 BANDEIRA OLÍMPICA
 AROS OLÍMPICOS
  COMITÊ OLÍMPICO INTERNACIONAL
 COMITÊ OLÍMPICO INTERNACIONAL
 MASCOTES TOM E VINÍCIUS
 DANÇA GREGA

 REVEZAMENTO DA TOCHA OLÍMPICA

 ACENDIMENTO DA PIRA OLÍMPICA
 TIME DE HANDEBOL DA ESCOLA
 PICTOGRAMAS DOS JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS


APRESENTAÇÃO DE DANÇA COM ACROBACIAS

REPRESENTANTE DA SRE LEOPOLDINA: MARIA JOSÉ MARQUES FERREIRA

TRABALHO COM OS PREÇOS DOS SOUVENIRS E INGRESSOS

 PICTOGRAMAS DOS JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS


BANDEIRAS DE TODOS OS PAÍSES

DANÇA COM ACROBACIAS SOBRE OS ESPORTES

ROTEIRO DO PLANO DE MULTIPLICAÇÃO DO PROJETO TRANSFORMA NA ESCOLA
Coordenadores Pedagógicos: Maria Lucia Pacheco do Carmo e Evânia Fernanda Siqueira da Silva Mantovani

Professora de Ed.  Física responsável: Angélica Narciso Gonçalves


Tutores de Agentes Jovens: 1- Silfarme Rosa     2- Josaphá José Pimenta Júnior
Semana de Culminância: 04 a 08/07/2016

ROTEIRO DO PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO TRANSFORMA

    
Abril/16    Diretor e coordenador pedagógico    
Realização de reuniões com os professores, funcionários e alunos para sensibilização e esclarecimentos sobre objetivo do projeto e dos valores olímpicos e paralímpicos educacionais a serem trabalhados.    Sensibilizar a comunidade escolar para a importância do Projeto Transforma
       
Maio e Junho/16    Professor de Língua Portuguesa
Área de Linguagens    Trabalho diversos textos de como surgiram as Olimpíadas, a participação do Brasil até hoje.  O que são Olimpíadas Paralímpicas. Notícias sobre o evento.    Montar um mural e ir atualizando-o semanalmente até o início dos jogos oficiais.   
  
Maio e Junho/16    Professor de Arte
Área de Linguagens    Trabalho com os aros e o significado das cores dos mesmos.
Significado da Tocha Olímpica e Bandeira Olímpica. Estudo sobre os pictogramas dos jogos olímpicos e paralímpicos. Confeccionar os aros, a tocha, os pictogramas e a bandeira olímpica       

Maio e Junho/16    Professor de Língua Inglesa
Aplicação dos conhecimentos da língua em  situações práticas. Mascotes que marcaram o tempo    Trabalhar com  o lema e os slogans e os mascotes dos jogos olímpicos
          

Maio e Junho/2016 - Professores de Educação Física
Trabalho com todas as modalidades de esportes das olimpíadas em todas as turmas através de vídeos.

Audição do Hino Olímpico

Organização de equipes para disputarem as modalidades possíveis na escola

Ida da equipe do projeto a Leopoldina por ocasião da passagem da Tocha Olímpica

Organização do desfile dos países

Organização de uma semana de jogos olímpicos:

Cerimônia de abertura:
Desfile das Nações – Grécia em primeiro lugar, a cidade anfitriã por último e os demais países em ordem alfabética
Diretor da Escola declara os Jogos oficialmente “abertos”
Alunos desfilam com a bandeira olímpica desfila enquanto o hino olímpico é tocado
A tocha olímpica é usada para acender a chama olímpica por alunas no palco
Pombas são soltas de modo simbólico (não envolvendo animais vivos), representando a paz
Um atleta e um oficial faz o juramento olímpico.
Inicia-se um espetáculo cultural
Dança  ( Educação Integral)

Realização de atividades esportivas na área esportiva da escola durante toda a semana

Celebrar semana Olímpica Envolver toda a comunidade escolar em um evento com base nos valores olímpicos enfatizando a cooperação e participação.Proporcionar uma excelente oportunidade de demonstrar os resultados das atividades curriculares  realizadas  pela  escola.      
 

Maio e Junho/16    Professor de    História
Surgimento das Olimpíadas
Trégua Olímpica
Curiosidades sobre as Olimpíadas
Boicotes às Olimpíadas    Trabalhar com a história das olimpíadas
  

Maio e Junho/16    Professor de   Geografia
Conhecimento geral ( capital, língua, moeda, relevo, cultura e curiosidades), sobre os países que participarão das olimpíadas e as modalidades que disputarão.    Pesquisar sobre os países que participarão das Olimpíadas
Confeccionar a bandeira de cada país para a cerimônia de abertura dos jogos da escola
   

Maio e Junho/16   Professor de Educação Religiosa, Sociologia e Filosofia
Conhecimento d os  valores olímpicos e paralímpicos. Conscientização  sobre as diferenças individuais.    Trabalho com Valores Olímpicos, Valores paralímpicos e Palavras de inspiração    


Maio e Junho/16 -     Professores de   Ciências, Biologia, Química e Física
Trabalho relacionando a  saúde com a prática do esporte, alimentação saudável, medicação.
Estudo do funcionamento do corpo dos atletas durante a partida.
Novidades tecnológicas: estádios ultramodernos, uniformes com fibra especial, avanços em telecomunicações. Questões ambientais e sustentabilidade    Identificarem maneira de proteger e melhorar o meio ambiente . Ajudar os alunos a entender o que contribui para uma prática de esporte saudável.
Conhecer as novidades tecnológicas.
          
Maio e Junho/16    Professores de   Matemática
Trabalho com as tabelas dos jogos
Soluções de problemas através da análise das tabelas de jogos, tempo e distância. Cidades sede dos jogos de verão e inverno Tabelas dos jogos Preço dos ingressos Patrocinadores Souvenir
         

Cataguases, 20 de abril de 2016



 ESCOLA ESTADUAL MANUEL INÁCIO PEIXOTO
OLIMPÍADAS 2016



MATERIAL DE APOIO AO PROFESSOR

Elaborado pela supervisora Maria Lúcia Pacheco do Carmo tendo com referência o material do projeto e fontes da internet.

ECOS DO PASSADO: OS GREGOS ANTIGOS
Os Jogos Olímpicos modernos foram inspirados pelas ideias da civilização da Grécia Antiga. Os primeiros registros de vencedores no local dos antigos Jogos Olímpicos foram em 776 a.C. A partir de então, os Jogos foram realizados a cada quatro anos por mais de mil anos. As atividades estavam diretamente relacionadas com a ideia grega de harmonia entre corpo e mente. Os jovens iam à escola e também treinavam atletismo. O exercício físico era acompanhado por música. Música, dança e atletismo contribuíram para o desenvolvimento harmonioso e o equilíbrio do corpo e da mente. Festivais regionais envolvendo música, teatro e competições esportivas previam uma série de contextos competitivos em que os cidadãos das cidades-estado tinham a oportunidade de mostrar suas virtudes e lutar pela excelência. As competições eram dedicadas aos deuses ou heróis e tinham um caráter religioso.


Em Atenas, no ano de 1896, 241 atletas de 14 países competiram em 9 esportes. Em Atenas, em 2004, mais de 10 mil atletas de 201 países competiram em 28 modalidades esportivas. “Para ser incluído na programação dos Jogos Olímpicos de Verão, um esporte deve ser praticado por homens em pelo menos 75 países e em 4 continentes, e por mulheres em pelo menos 40 países e em 3 continentes” (Carta Olímpica).



Fraude e punição na Olímpia Antiga


Como você puniria um atleta que não joga limpo em um evento esportivo da sua comunidade? Os gregos antigos tinham uma forma bastante incomum de punir esse tipo de atleta. Eles eram obrigados a pagar pela confecção de uma estátua com seus nomes e os de sua família gravados nela. Todo mundo passava por essas estátuas a caminho do estádio. Era embaraçoso!
Os Jogos Olímpicos da Grécia Antiga eram organizados com muitas regras e rituais – como os nossos Jogos. Eram consagrados ao deus grego Zeus. Os atletas, seus pais e irmãos, e os oficiais juravam obedecer às regras em uma cerimônia realizada na frente do templo de Zeus antes de os Jogos  começarem. No entanto, às vezes alguns atletas trapaceavam. Como castigo, ele e sua cidade eram obrigados a pagar uma grande multa. Essas multas eram usadas para construir pequenas estátuas de Zeus chamadas “Zanes”.Por centenas de anos, outros atletas passaram por essas estátuas enquanto marchavam para o estádio.As estátuas eram um lembrete das consequências
da fraude. Algumas das bases dessas estátuas podem ser vistas ainda hoje na Antiga Olímpia. Os nomes dos trapaceiros ainda estão lá para que todos vejam – 3 mil anos depois.

Quatro anos depois dos primeiros Jogos Olímpicos modernos, em Atenas, as mulheres estrearam na competição, em Paris, em 1900. Apesar da oposição de Pierre de Coubertin, competiram 22 mulheres, de um total de 997 atletas, em cinco esportes: tênis, vela, hipismo, críquete e golfe. Desde 1970, a articipação feminina tem aumentado muito. Hoje, quase 40% dos atletas que competem em Jogos Olímpicos são mulheres. O COI (Comitê Olímpico Internacional)vem adicionando eventos para mulheres ao programa olímpico. Desde 1991, todos os novos esportes que desejam ser incluídos no programa olímpico devem incluir modalidades femininas.

QUEM FOI PIERRE COUBERTIN?


Pierre de Coubertin

Quando a bandeira olímpica é hasteada durante a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, o mundo celebra as ideias do fundador do Movimento Olímpico moderno, Pierre de Coubertin (1863-1937). Seus objetivos eram educacionais. Ele acreditava que os jovens precisavam treinar seus corpos assim como suas mentes. Pierre de Coubertin queria que as escolas de seu país incluíssem esportes organizados em seus programas de ensino. Acreditava que suas ideias seriam amplamente divulgadas se organizasse um evento esportivo internacional inspirado na herança dos Jogos Olímpicos da Antiguidade realizados na Grécia. Em 1894, Pierre de Coubertin convidou colegas e amigos para um congresso, no qual apresentou um plano para reviver os Jogos Olímpicos. O comitê criado para planejar esses Jogos foi chamado Comitê Olímpico Internacional. Seus objetivos estão resumidos nos “Objetivos do Movimento Olímpico”, que fazem parte da Carta Olímpica original. A Carta Olímpica foi revisada várias vezes. Ela orienta o trabalho do Movimento Olímpico Internacional. Os objetivos de Pierre de Coubertin são hoje chamados de Princípios Fundamentais.

OS OBJETIVOS DO MOVIMENTO OLÍMPICO (1894)
Promover o desenvolvimento das qualidades físicas e morais que são a base do esporte.
Educar os jovens por meio do esporte, incentivando o espírito de melhor compreensão e amizade entre eles, a fim de construir um mundo melhor e mais pacífico.
Difundir os princípios olímpicos por todo o mundo e, desse modo, criar boa vontade internacional.
Reunir os atletas do mundo em um grande evento esportivo quadrienal: os JOGOS OLÍMPICOS

ESPÍRITO DO OLIMPISMO: COMPROMISSO DO PARTICIPANTE
  • Seguirei os valores do “Espírito do Olimpismo” da minha escola e comunidade.
  • Aprenderei e respeitarei as regras do jogo ou atividade.
  • Respeitarei as outras pessoas do meu time ou da minha atividade.
  • Respeitarei as pessoas do outro time ou das outras comunidades ou escolas.
  • Respeitarei os árbitros e supervisores de atividade, e aceitarei suas decisões.
  • Elogiarei as boas ações dos outros.
  • Serei um bom jogador de equipe.
  • Comemorarei nossas vitórias, e aprenderei com nossas derrotas. Ganhar não é tudo.
  • Vou me concentrar em aprender e em dar o meu melhor em todos os exercícios, eventos e jogos.
  • Serei entusiasmado e encorajarei os outros participantes da minha equipe ou da minha atividade.
  • Farei o meu melhor para manter o autocontrole.
...............................................................................................................................

“A força singular do Movimento Olímpico consiste em sua capacidade de inspirar jovens de sucessivas gerações a sonharem: Os exemplos dos campeões motivam os jovens. O sonho de participar dos Jogos os levarão ao esporte. Pelo esporte, os jovens serão beneficiados por um instrumento educacional. O esporte ajudará seus corpos e mentes. O esporte os ensinará a respeitar as regras. O esporte os ensinará a respeitar os adversários. O esporte oferecerá a eles uma oportunidade de se integrarem  Sociedade e de desenvolverem habilidades sociais. O esporte irá lhes conferir uma identidade. O esporte lhes trará alegria e orgulho. O esporte vai melhorar a saúde deles.”

Esportes de inverno, como patinação e esqui, são populares nas partes do mundo onde as temperaturas frias do inverno transformam água em gelo e chuva em neve. Nesses lugares, deslizar e/ou saltar em um chão escorregadio ou em montes nevados com esquis, patins ou trenós é uma diversão para crianças e adultos. “Somente os esportes muito praticados em pelo menos 25 países e em 3 continentes podem ser incluídos no programa dos Jogos Olímpicos de Inverno.”
(Carta Olímpica)



A TRÉGUA OLÍMPICA
Na Antiguidade, uma trégua era declarada antes de cada edição dos Jogos. Ela permitia a atletas e espectadores viajar em segurança. Hoje, a Fundação Trégua Olímpica e o Comitê Olímpico Internacional pedem a quem está lutando para parar enquanto os atletas de toda a família de nações participantes dos Jogos se reúnem sob a chama da tocha olímpica. Essa ação é apoiada pelas Nações Unidas. Os Jogos Atenas 2004 promoveram a trégua e os seus valores ao redor do mundo durante o revezamento da tocha olímpica de 2004.

OUTROS SÍMBOLOS DE PAZ
Os cinco aros olímpicos simbolizam uma corrente que une todos os continentes
do mundo. Durante os Jogos, as bandeiras de todas as nações participantes são carregadas no estádio olímpico. Pombas, antigos símbolos da paz, são soltas de modo simbólico (não envolvendo animais vivos) durante as  cerimônias para levar sua mensagem de paz às nações do mundo.
Desde 1936, uma tocha olímpica, acesa no local dos Jogos Antigos, em Olímpia,é passada de pessoa para pessoa em um revezamento olímpico nacional ou internacional. A chama olímpica representa o espírito de amizade.
Uma vila olímpica hospeda a maioria dos atletas, seus treinadores e oficiais. Nela, os atletas dormem, comem, fazem compras e se divertem juntos. Eles se tornam uma família. Durante a cerimônia de encerramento, todos os atletas entram no estádio juntos, mostrando a união do esporte sob a bandeira olímpica.


BOICOTES AOS JOGOS OLÍMPICOS

1. “[O Movimento Olímpico] sobreviveu à interrupção dos Jogos durante as duas Guerras Mundiais.” Em 1916, 1940 e 1944, os Jogos Olímpicos não foram realizados por causa da guerra na Europa. Como isso se opõe aos valores do Movimento Olímpico?
2. “[O Movimento Olímpico] sobreviveu a boicotes.” O que é um boicote? Pesquisem na internet por quais motivos algumas nações boicotaram Jogos Olímpicos como os de Montreal em 1976, de Moscou em 1980 e de Los Angeles em 1984. Como vocês se sentiriam se fossem um atleta com grandes chances de conquistar uma medalha nos Jogos Olímpicos que se visse impedido de participar porque seu país decidiu boicotar os Jogos?
3. “[O Movimento Olímpico] sobreviveu à tragédia de Munique.” Pesquisem na internet o que aconteceu em 1972, nos Jogos Olímpicos de Munique, e respondam: Qual foi a reação do COI? Saibam que o COI e os Comitês Organizadores foram obrigados a gastar muito mais dinheiro e a prestar muito
mais atenção à segurança dos participantes dos Jogos Olímpicos. Pesquisem também os complexos procedimentos desenvolvidos para garantir a segurança dos Jogos Olímpicos.
4. “[O Movimento Olímpico] sobreviveu a escândalos de doping.” O que é doping? Que substâncias são consideradas ilegais? Por que são ilegais? Por que o doping se opõe aos valores olímpicos? Por que os atletas usam substâncias ilegais? Peça aos alunos para pesquisarem os procedimentos utilizados para fazer os testes antidoping com os atletas. Quais são as penalidades?
5. “[O Movimento Olímpico] sobreviveu à corrupção interna.” Em Salt Lake City, antes dos Jogos de Inverno de 2002, descobriu-se que – durante o processo de licitação – alguns membros do COI aceitaram favores em troca
de seu voto a favor de Salt Lake City para sediar os Jogos. Uma investigação realizada pelo COI comprovou o comportamento impróprio dessas pessoas. Alguns acusados renunciaram e outros foram expulsos. Como esse comportamento dos membros do COI se opõem aos valores olímpicos?


CERIMÔNIA DE ABERTURA - ORDEM DOS EVENTOS
Desfile das Nações – Grécia em primeiro lugar, a cidade anfitriã por último e os demais países em ordem alfabética
Discursos do presidente do Comitê Organizador e do presidente do Comitê Olímpico Internacional
Chefe de Estado do país anfitrião declara os Jogos oficialmente “abertos”
A bandeira olímpica é hasteada enquanto o hino olímpico é tocado
A tocha olímpica é usada para acender a chama olímpica
Pombas são soltas de modo simbólico (não envolvendo animais
vivos), representando a paz
Um atleta e um oficial fazem o juramento olímpico.
Inicia-se um espetáculo cultural, providenciado pelo Comitê Organizador da cidade anfitriã.

JURAMENTO
“EM NOME DE TODOS OS COMPETIDORES, PROMETO QUE PARTICIPAREMOS DESTES JOGOS OLÍMPICOS RESPEITANDO E SEGUINDO AS REGULAMENTAÇÕES QUE OS GOVERNAM, COM O VERDADEIRO ESPÍRITO ESPORTIVO, COMPROMETENDO- -NOS A UM ESPORTE SEM DOPING E SEM DROGAS, PARA A GLÓRIA DO ESPORTE E A HONRA DE NOSSOS TIMES.”

(JURAMENTO OLÍMPICO MODERNO, CARTA OLÍMPICA, 2003)

AROS OLÍMPICOS
Imaginem cinco aros. Eles estão entrelaçados como uma corrente. Vocês vão vê-los na TV durante os Jogos Olímpicos. Esses cinco aros são o símbolo dos Jogos Olímpicos em todo o mundo. As cores dos três aros que se encontram na parte superior são azul, preta e vermelha (da esquerda para a direita). As cores dos aros da parte inferior são amarela e verde. Ao menos uma dessas cores é encontrada na bandeira oficial de qualquer país do mundo.

Os símbolos e as cores têm significados diversos para diferentes culturas.




BANDEIRA OLÍMPICA



TOCHA OLÍMPICA


Todos os Jogos Olímpicos têm uma tocha especial que percorre uma longa jornada desde as ruínas do local dos Jogos Olímpicos da Antiguidade até a cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos modernos. A cerimônia de acendimento da tocha acontece em frente às colunas das ruínas do templo de Hera na Antiga Olímpia. A chama é acesa por raios de sol refletidos por um espelho e assim uma tocha se ilumina no óleo em chamas, começando sua viagem para acender o espírito olímpico em outras partes do mundo. Essa viagem é chamada de “revezamento da tocha”.


CIDADES-SEDE DOS JOGOS OLÍMPICOS



JOGOS DE INVERNO
Data Cidade
1924 Chamonix, França
1928 Saint Moritz, Suíça
1932 Lake Placid, EUA
1936 Garmisch Partenkirchen,
Alemanha
1948 Saint Moritz, Suíça
1952 Oslo, Noruega
1956 Cortina d’Ampezzo, Itália
1960 Squaw Valley, EUA
1964 Innsbruck, Áustria
1968 Grenoble, França
1972 Sapporo, Japão
1976 Innsbruck, Áustria
1980 Lake Placid, EUA
1984 Sarajevo, Bósnia-
-Herzegovina
1988 Calgary, Canadá
1992 Albertville, França
1994 Lillehammer, Noruega
1998 Nagano, Japão
2002 Salt Lake City, EUA
2006 Turim, Itália
2010 Vancouver, Canadá




-SEDE DOS
JOGOS DE VERÃO
Data Cidade
1896 Atenas, Grécia
1900 Paris, França
1904 Saint Louis, EUA
1908 Londres, Grã-Bretanha
1912 Estocolmo, Suécia
1916*
1920 Antuérpia, Bélgica
1924 Paris, França
1928 Amsterdam, Holanda
1932 Los Angeles, EUA
1936 Berlim, Alemanha
1940**
1944**
1948 Londres, Grã-Bretanha
1952 Helsinque, Finlândia
1956 Melbourne, Austrália, e
Estocolmo, Suécia***
1960 Roma, Itália
1964 Tóquio, Japão
1968 Cidade do México, México
1972 Munique, Alemanha
1976 Montreal, Canadá
1980 Moscou, URSS
1984 Los Angeles, EUA
1988 Seul, Coreia do Sul
1992 Barcelona, Espanha
1996 Atlanta, EUA
2000 Sidney, Austrália
2004 Atenas, Grécia
2008 Pequim, China
2012 Londres, Grã-Bretanha
2016 Rio de Janeiro, Brasil








VALORES EDUCACIONAIS DO OLIMPISMO
A. ALEGRIA DO ESFORÇO
Os jovens desenvolvem e praticam habilidades físicas, comportamentais e intelectuais quando desafiam uns aos outros em atividades físicas e motoras, em jogos e no esporte.

B. JOGO LIMPO
Jogo limpo é um conceito do esporte aplicado em todo o mundo de diferentes
maneiras. Aprender a jogar limpo no esporte pode desenvolver o jogo limpo na
comunidade e na vida.

C. RESPEITO PELOS OUTROS
Quando os jovens que vivem em um mundo multicultural aprendem a aceitar e respeitar a diversidade, e praticam um comportamento pessoal pacífico, promovem a paz e a compreensão internacional.

D. BUSCA PELA EXCELÊNCIA
A busca pela excelência pode ajudar os jovens a fazer escolhas positivas e saudáveis e a procurar ser o melhor em tudo que fazem.

E. EQUILÍBRIO ENTRE CORPO, VONTADE E MENTE
O aprendizado ocorre em todo o corpo, não apenas na mente, e a aprendizagem física por meio do movimento contribui para o desenvolvimento tanto intelectual quanto moral


VALORES EDUCACIONAIS DO O PARALIMPISMO
Coragem de alcançar o inesperado, de se superar;
Determinação para seguir em frente, para levar a habilidade física ao limite absoluto;
Inspiração para mudar vidas através das histórias e conquistas dos atletas Paralímpicos;
Igualdade promovida através do esporte enquanto agente de mudança para quebra de barreiras sociais e discriminação de pessoas com deficiência.



PALAVRAS DE NSPIRAÇÃO

Que haja paz na terra e que ela comece comigo.
(Sy Miller e Jill Jackson)

Usar a ordem para lidar com a desordem, usar a calma
para lidar com a confusão é dominar o coração. (Sun Tzu)

Uma grande dificuldade vem de não saber o que é suficiente.
Grandes conflitos surgem de querer demais. Quando sabemos que o bastante é o bastante, sempre haverá o suficiente. (Tao Te Ching)

Os homens viajam mais rápido agora, mas não sei se vão
na direção das melhores coisas. (Willa Cather)

Há mais na vida do que aumentar a sua velocidade.
(Mahatma Gandhi)

Veja como a natureza – árvores, flores, grama – cresce em silêncio, veja como as estrelas, a Lua e o Sol se movem em silêncio [...] Precisamos de silêncio para sermos capazes de tocar as almas. (Madre Teresa)

Segurar a raiva é como segurar um carvão quente com a intenção de jogá-lo em outra pessoa; quem se queima é você. (Buda)

Falar sem pensar é como atirar sem mirar. (Provérbio espanhol)

As duas palavras “paz” e “tranquilidade” valem mil peças de ouro. (Provérbio chinês)

Um homem que planeja a vingança mantém suas próprias feridas abertas. (Francis Bacon)

Você não pode apertar a mão de outra pessoa com os punhos fechados. (Indira Gandhi)

 “Aqueles que não podem perdoar destroem a ponte sobre a qual eles devem passar.” (Confúcio/zi kong, estudioso chinês, século 5 a.c.)

“O fracasso é muitas vezes a hora escura na madrugada
que precede o amanhecer de um dia de sucesso.” (desconhecido)

“A solidão é tempestade silenciosa que quebra todos osnossos galhos mortos; no entanto, envia nossas raízes vivas para a profundeza do coração vivo da terra viva.” (Gibran kahlil, 1883-1931,filósofo, poeta e artista do líbano)

“A vida gera vida. A energia cria energia. É o desgaste que nos torna ricos.” (Sarah Bernhardt, 1844-1923, famosa atriz francesa)

“A pior de todas as decepções é a autodecepção.”
(Platão, 427-347 a.c., filósofo e educador grego)






PICTOGRAMAS DOS JOGOS OLÍMPICOS





LEMA DOS JOGOS OLÍMPICOS
Lema olímpico: Citius, Altius, Fortius (“Mais rápido, mais alto, mais forte”). Este lema foi criado por Pierre de Coubertin em 1894 e simboliza o espírito olímpico no geral. O lema olímpico, embora criado em 1894, foi introduzido somente em 1924, nas Olimpíadas de Paris.

SLOGAM DOS JOGOS OLÍMPICOS
Jogos Olímpicos - Barcelona, Espanha (ano de 1992)
- Amigos Para Siempre (espanhol) Amics Per Sempre (catalão) - (“Amigos Para Sempre”)
 Jogos Olímpicos - Atlanta, Estados Unidos da América (ano de 1996)
- The Celebration of the Century – (“A celebração do século”)
 Jogos Olímpicos - Sydney, Austrália (ano de 2000)
  - The Games of New Millenium - (“Os Jogos do Novo Milênio”)
 Jogos Olímpicos - Atenas, Grécia (ano de 2004)
- Welcome home - (“ Bem-vindos ao lar)
 Jogos Olímpicos - Pequim, China (ano de 2008)
- One World, one dream – (“Um mundo, um sonho”)
Jogos Olímpicos – Tóquio – Japão (ano de 2020)
- Discover Tomorrow – (“Descubra o amanhã”)
 Jogos Olímpicos - Londres, Reino Unido  (ano de 2012)
- Inspire a Generation – (“ Inspirando Uma Geração”)
 Jogos Olímpicos - Rio de Janeiro, Brasil (ano de 2016)
- Viva sua paixão
 
MASCOTES DOS JOGOS OLÍMPICOS DE 2016

Os nomes dos mascotes dos Jogos Olimpícos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro, em 2016, serão uma homenagem aos compositores Vinícius de Moraes e Tom Jobim, precursores da bossa nova. Em 21 dias de votação no site da Rio 2016, os internautas escolheram o nome Vinícius para o mascote da Olimpíada, que representa a fauna brasileira, e de Tom para o da Paraolimpíada, que representa a flora.
Os nomes Vinícius e Tom tiveram 44% do total de fotos - cerca de 323,3 mil. Em segundo lugar, ficaram os nomes Oba e Eba, uma referência às expressões brasileiras de alegria, com 38% dos votos do público. Já os nomes Tiba Tuque e Esquindim, em referência à musicalidade brasileira, tiveram 18% dos votos.
"Vinícius e Tom são nomes já reconhecidos pelo mundo como sinônimo de excelência, bem de acordo com a marca que queremos deixar com os Jogos Rio 2016", comentou o presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.
Tom e Vinícius compuseram juntos a música brasileira mais conhecida mundialmente, Garota de Ipanema, que em 1964 desbancou os Beatles no auge da popularidade na disputa do prêmio Grammy. Tom Jobim também foi eleito pela revista Rolling Stone como o maior expoente da música brasileira de todos os tempos.
Top 10 dos mascotes olímpicos
Os mascotes dos jogos olímpicos de Londres já estão definidos há quase 4 anos. Wenlock e Mandeville serão os simpáticos representantes das Olimpíadas de 2012. Conheça um pouco mais sobre cada mascote desde 1972. Já teve cada coisa bizarra.
Munique 1972


Cachorro Waldi, mascote Olimpíadas de Munique 1972

O Cachorro Waldi foi o primeiro mascote oficial de Olimpíadas. Trata-se de um cachorro da raça Dachshund, popular na Alemanha. Na verdade o cachorrinho não passa de um Basset-linguiça. A ideia era representar atributos dos atletas, como: resistência, tenacidade e agilidade.
Durante os Jogos, o “Massacre de Munique”, uma lamentável tragédia em que Palestinos mataram 11 Israelenses reféns ganhou o noticiário mundial. Houveram muitas manifestações para suspender os jogos, mas as Olimpíadas foram realizadas normalmente.
Montreal 1976

Amik, castor Mascote das Olimpíadas de Montreal 1976.
O esquisito mascote escolhido para as Olimpíadas de 1976 foi o castor, animal nativo do Canadá e que representa o trabalho árduo. Ele foi batizado de Amik. O bichano é uma mistura de coelho-lebre-esquilo-chinchila.
Moscou 1980

Urso Misha, famoso mascote das Olimpíadas de Moscou 1980
O animal escolhido em 1980, o urso, é o símbolo da Rússia. O urso Misha é ainda hoje o mascote mais conhecido do mundo e ganhou a simpatia de todos. “Misha” é um apelido do nome Mikhail (que em português significa Miguel). Na verdade, foi o único mascote a ter nome completo: Mikhail Potapitch Toptygin. Foram formados mosaicos com a imagem de Misha nas arquibancadas dos espetáculos de abertura e encerramento dos jogos.  A cena mais marcante e emocionante foi quando uma lágrima escorreu nos olhos de Misha, fazendo com que ele parecesse chorar pelo encerramento das Olimpíadas.(Obs: não tem como escrever esses fatos sem ficar muito meigo, ou melhor, gay).
Los Angeles 1984
O mascote Sam é uma águia , ave símbolo dos Estados Unidos. Ele também faz referência ao nome do Tio Sam , outro ícone americano. O mascote foi desenhado por Bob Moore, um artista da Disney.
A China, uma das atuais potências e líderes do esporte mundial, participou em Los Angeles de sua primeira Olimpíadas.

Sam, mascote das Olimpíadas de Los Angeles 1984
Seul 1988
Hodori e Hosuni foram os mascotes de Seul, na Coréia do Sul, em 1988. Hodori era um tigre macho, e Hosuni, uma fêmea. Embora seja um casal de mascotes, quando procuramos materiais das Olimpíadas de Seul, apenas Hodori, o tigre macho, é destacado.
Um dos fatos mais marcantes da história dos Jogos Olímpicos foi o dopping do corredor canadense Ben Johnson. Ele foi o grande destaque da competição, ganhando a medalha de ouro e o recorde mundial na prova dos 100 metros rasos. Mas seus títulos foram cassados após descobrirem que ele fazia o uso de substâncias anabolizantes. Uma decepção para os amantes do esporte.

 

Barcelona 1992


Cobi, mascote das Olimpíadas de Barcelona 1992
Cobi, o mascote das Olimpíadas de Barcelona 1992, é um Pastor Catalão desenhado em estilo cubista inspirado na interpretação de Picasso. Ele foi desenhado por Javier Mariscal. Seu nome não foi nada criativo, pois foi uma alusão à sigla do Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Barcelona (Coob), dando origem a Cobi.
O animalzinho esquisito foi bastante explorado pelas propagandas durante os Jogos, sendo protagonista de marcas como Coca-Cola, Brother Industries e Danone. Cobi estrelou também uma série na TV, o “Cobi e sua turma“. Segundo o Comitê Olímpico Internacional, Cobi foi junto ao urso Misha (Moscou 1980) um dos mascotes mais populares do mundo.
Atlanta 1996

Mascote Izzy.
O mascote Izzy das Olimpíadas de Atlanta de 1996 foi um fracasso do início ao fim. Primeiro, ele foi apresentado ao público no final da Olimpíada anterior em 1992 batizado de Whatizit. O nome surgiu a partir da pergunta “What is it?” porque ninguém, até mesmo os organizadores, sabia o que ele era. Enquanto praticamente todos os outros mascotes do mundo eram baseados em animais dos países sedes, o Izzy era um amorfo. Ou seja, uma figura fantasiada concebida por um computador. Obviamente, a recepção ao mascote não foi nada boa. A organização tentou fazer algumas alterações nele, mesmo assim, o sucesso foi pífio.
Sydney 2000

Mascotes australianos Ollie, Syd e Millie.
Se você achava que o mascote das Olimpíadas de Sidney seria um canguru, se deu mal. Os animais escolhidos foram um ornitorrinco, uma equidna e uma kookaburra. Os animais receberam os simpáticos nomes de  Syd, Millie e Olly.
Syd é o ornitorrinco e parece ser o chefe do grupo. Seu nome foi idealizado a partir do nome da cidade sede dos jogos olímpicos (Sidney). Ele representa o espírito de competição, força do desporto e o ânimo dos competidores.
Millie é uma equidna (um animal típico da Austrália que parece um porco-espinho). Ela foi criada para representar uma mulher moderna e suas principais características são a inteligência e a criatividade. Seu nome é originado da palavra “milênio”, fazendo alusão, claro, ao fato das Olimpíadas de Sidney serem as últimas do segundo milênio.
Por fim, Olly é uma kookaburra. Seu nome não veio de “Onde está Wally” ou daquela manobra de skate, e sim da palavra “Olimpíada”. Ela representa a amizade, a variedade de culturas, o companheirismo e o espírito olímpico.
Os organizadores conseguiram um grande feito transformando animais tão feios em mascotes simpáticos.
Athenas 2004


Essas coisas esquisitas batizadas de Athena e Phevos foram os mascotes da Olimpíadas de Atenas e são um casal de irmãos. Eles parecem desenhos de crianças do maternal, mas, na verdade, foram inspirados em bonecos de argila encontrados durante escavações na Grécia. Os irmãos representam os deuses da mitologia grega Atena e Apolo e significam participação, fraternidade, igualdade, cooperação, jogo limpo e valor humano.
Pequim 2008

Os mascotes chineses Beibei, Nini, Huanhuan, Jingjing, Yingying.
Nas Olimpíadas de Pequim, os organizadores não se contentaram com apenas um ou dois mascotes e escolheram logo um grupo deles. Beibei, Jinjing, Huanhuan, Yingying e Nini formavam o grupo de mascotes chamados Fuwa, que inglês significa The Friendlies (Os Amistosos). Os nomes surgiram a partir de cada sílaba da frase “Běijīng huānyíng ni” (Pequim da-vos boas vindas). Cada mascote representa uma cor dos anéis olímpicos e os cinco elementos chineses (metal, madeira, água, fogo e terra). Além disso, cada mascote é um animal diferente, significa um continente e tem personalidades própria.
Beibei – Europa – Peixe – Generosidade e pureza
Jingjing – África – Panda – Honestidade e otimismo
Huanhuan – América – Chama Olímpica – Entusiasmo
Yinging – Ásia – Antílope tibetano  – Vivacidade e astúcia
Nini – Oceania – Andorinha – Inocência
Londres 2012


Mascotes ingleses Wenlock e Mandeville.
Os mascotes Wenlock e Manderville serão utilizados nas Olimpíadas de 2012. Ao contrário da grande maioria dos mascotes, não são animais típicos do páis sede e sim duas gotas de aço, que representam as estrutura do Estádio Olímpico de Londres. Aparentemente eles são apenas isso, mas ambos carregam várias coisas representativas.
O primeiro, Wenlock, teve seu nome batizado graças a cidade de Much Wenlock na Inglaterra, que em 1850 realizou os primeiros jogos internacionais do Reino Unido. O mascote tem 5 pulseiras coloridas, representando cada um dos anéis olímpicos, que representa cada continente do mundo. A sua cabeça é no formato da cobertura do Estádio Olímpico de Londres e tem uma luz semelhante ao dos formato dos famosos taxis da cidade.
O segundo mascote, Mandeville, foi batizado devido ao nome do Hospital Stoke Mandeville em Buckinghamshire, que foi a inspiração para os primeiros jogos paraolímpicos. No topo da cabeça do mascote estão as três cores da Paraolimpíada, além da luz no formato dos taxis de Londres.

JOGOS PARALÍMPICOS

Introdução
Os Jogos Paralímpicos são uma das maiores celebrações esportivas da humanidade. Celebram a capacidade do homem de se superar e emocionar o mundo. Um espetáculo esportivo que tem como protagonista a pessoa com deficiência e é resultado de um trabalho que vai além da busca por medalhas.
Por meio de suas conquistas esportivas e pessoais, os atletas Paralímpicos transpiram coragem e determinação, inspiram a humanidade a acreditar que tudo é possível, que somos iguais em nosso potencial de superação – contribuindo, assim, para o desenvolvimento de uma sociedade mais consciente acerca da riqueza que existe nas diferenças.

Paralímpico ou Paraolímpico?
Ambos os termos estão corretos e representam oficialmente a combinação do prefixo “para”, significando paralelo, com o termo Olímpico. Seguindo orientação do Comitê Paralímpico Internacional, em novembro de 2011, juntamente com o lançamento da marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, as entidades esportivas no Brasil passaram a adotar o termo “Paralímpico”, enquanto os órgãos governamentais optaram por continuar a usar o termo
“Paraolímpico”.

1.1 E assim nascem os Jogos Paralímpicos
Em 1939, Guttman, um neurocirurgião judeu alemão, muda-se para a Inglaterra e começa a trabalhar na Universidade de Oxford. Em 1943, o governo Britânico o nomeia diretor da Unidade Nacional de Lesados Medulares do Hospital Ministry of Pensions, na cidade de Stoke Mandeville. A unidade havia sido criada para atender o grande número de civis e excombatentes da II Grande Guerra acometidos por lesão medular. Até a Guerra, a sobrevida média de lesados medulares não passava de três anos. Com a evolução da medicina, felizmente, este cenário melhora. Essa modificação, porém, não é acompanhada por uma nova percepção da sociedade acerca dessas pessoas, que continuam a ser consideradas – às vezes até por si mesmas – indivíduos sem valor, um peso para a sociedade.
Diante deste cenário e reconhecendo os benefícios fisiológicos e psicológicos da prática esportiva, Guttman a introduz, cuidadosamente, como parte do tratamento de reabilitação de seus pacientes. As primeiras atividades desenvolvidas foram dardos, sinuca, punch-ball e skittles (espécie de boliche). Na sequência, foi introduzido o polo em cadeira de rodas – primeiro esporte coletivo, que posteriormente deu lugar ao netball, e este, por sua vez, ao
basquetebol em cadeira de rodas.



MOVIMENTO PARALÍMPICO
Você sabia ?
Os Jogos Paralímpicos têm duração de 12 a 14 dias, e o revezamento da Tocha Paralímpica marca o início desta celebração. O revezamento dura no mínimo 7 dias e culmina com a acendimento da Pira Paralímpica na Cerimônia de Abertura.

Quem é o atleta paralímpico?
Participam dos Jogos Paralímpicos atletas com deficiência visual, deficiência de força muscular, amplitude de movimento, deficiências nos membros, baixa estatura, com diferença de comprimento nos membros inferiores, hipertonia, ataxia, atetose e deficiência intelectual.


 TEMA: ÉTICA E CORRUPÇÃO 
CULMINÂNCIA EM 16/04/16
A corrupção que aflige o nosso país a cada dia preocupa mais e é por isso que se faz necessário discutir, entender e buscar uma solução para tal mazela. Nesta fase do Projeto Conte Até 10 já funcionando na escola desde 2014, iremos tratar do assunto abordando as pequenas corrupções onde é comum as pessoas praticarem por acharem que não estão fazendo nada demais.

As consequências destes pequenos atos são muitas e desastrosas  para a convivência em sociedade caminhando para grandes corrupções  através do “jeitinho brasileiro” de “levar vantagem em tudo”. O nosso objetivo é mostrar aos alunos a falta de ética que está embutida nestas duas frases tão pejorativas e depreciativas da moral do povo brasileiro.

Somos uma geração que tem maior acesso de informações e precisamos mostrar aos alunos que existem muitos brasileiros que não são corruptos e nem praticam as pequenas corrupções já mencionadas. Precisamos mudar a forma como as pessoas nos vêm e agir de forma ética.

O ponto pacífico do nosso trabalho foi não colocar nomes de políticos nem de partidos políticos durante as aulas e apresentações, deixando o julgamento de valor para cada um, de acordo com sua consciência.
 



PROJETO CONTE ATÉ 10
TEMA: ÉTICA E CORRUPÇÃO – SÁBADO LETIVO – 16/04/16

APRESENTAÇÕES
HORA
TURMA
APRESENTAÇÃO
PROFESSORES
07:30
3º ano 2
Vídeo – Pequenas corrupções
Marta, Zaninha e Cecília
07:45
3º ano 1
Paródia e Teatro
Rafael, Zaninha e Cecília
08:00
3º ano 2
Dramatização da música Metamorfose Ambulante (Raul Seixas
Marta, Zaninha e Cecília
08:15
1º ano 2
Vídeo: O que eu tenho a ver com a corrupção?
Grimaldo e Olívia
08:30
1º ano 1
O espetáculo da corrupção
Alen, Luiz  e Marcela
08:45
1º ano 1
O vírus da corrupção
Simone e José Célio
09:10
2º ano 2
Teatro mudo e Poesia
Talita e Margarida
09:15
2º ano 1
Música: Índios  (Legião Urbana)
Letícia e Maria Lúcia
09:30
2º ano 3
Música: O tempo não para
(Cazuza)
Leíse e Adriana
09:45
1º ano 2
Música:  Metamorfose Ambulante (Raul Seixas)
Grimaldo e Olívia

10:00 – Lanche – feijoada e arroz

Todos os alunos deverão assinar a lista de presença ao final das apresentações para ganhar os pontos. Somente terão autorização para sair os alunos que já comprovaram a necessidade.

FOTOS DA ORNAMENTAÇÃO








FOTOS DAS APRESENTAÇÕES













VÍDEO: PARÓDIA SOBRE A CORRUPÇÃO



Disponível no facebook: Manuel Inácio Peixoto

POEMA SOBRE ÉTICA



Só de Sacanagem    (Ana Carolina)


Meu coração está aos pulos!
Quantas vezes minha esperança será posta à prova?
Por quantas provas terá ela que passar?
Tudo isso que está aí no ar: malas, cuecas que voam entupidas de dinheiro, do meu dinheiro, do nosso dinheiro que reservamos duramente pra educar os meninos mais pobres que nós, pra cuidar gratuitamente da saúde deles e dos seus pais.
Esse dinheiro viaja na bagagem da impunidade e eu não posso mais.
Quantas vezes, meu amigo, meu rapaz, minha confiança vai ser posta à prova?
Quantas vezes minha esperança vai esperar no cais?
É certo que tempos difíceis existem pra aperfeiçoar o aprendiz, mas não é certo que a mentira dos maus brasileiros venha quebrar no nosso nariz.
Meu coração tá no escuro.
A luz é simples, regada ao conselho simples de meu pai, minha mãe, minha avó e os justos que os precederam:
" - Não roubarás!"
" - Devolva o lápis do coleguinha!"
" - Esse apontador não é seu, minha filha!"
Ao invés disso, tanta coisa nojenta e torpe tenho tido que escutar. Até habeas-corpus preventivo, coisa da qual nunca tinha visto falar, e sobre o qual minha pobre lógica ainda insiste: esse é o tipo de benefício que só ao culpado interessará.
Pois bem, se mexeram comigo, com a velha e fiel fé do meu povo sofrido, então agora eu vou sacanear: mais honesta ainda eu vou ficar. Só de sacanagem!
Dirão:
" - Deixa de ser boba, desde Cabral que aqui todo o mundo rouba."
E eu vou dizer:
"- Não importa! Será esse o meu carnaval. Vou confiar mais e outra vez. Eu, meu irmão, meu filho e meus amigos. Vamos pagar limpo a quem a gente deve e receber limpo do nosso freguês. Com o tempo a gente consegue ser livre, ético e o escambau."
Dirão:
" - É inútil, todo o mundo aqui é corrupto, desde o primeiro homem que veio de Portugal".
E eu direi:
" - Não admito! Minha esperança é imortal!"
E eu repito, ouviram?
IMORTAL!!!
Sei que não dá pra mudar o começo, mas, se a gente quiser, vai dar pra mudar o final.

(Declamação feita pelos alunos do 2º ano 3)

TESTE DA ÉTICA
VENDA DO PRODUTO SEM VENDEDOR 
"AUTO PAGAMENTO"
COLOCAMOS 50 PACOTES DE PIPOCA PARA VENDER E DISSEMOS AOS ALUNOS QUE NÃO TERIA NINGUÉM PARA RECEBER. OBSERVAMOS AO CONTAR O DINHEIRO QUE QUATRO PESSOAS NUM UNIVERSO DE 400 QUE CIRCULARAM PELO LOCAL PEGARAM A PIPOCA SEM PAGAR. 
ESTÁ SURGINDO UMA NOVA GERAÇÃO. 
ESTAMOS COLHENDO FRUTOS DO NOSSO TRABALHO. 

Este trabalho foi feito com os alunos dos turnos da manhã e tarde. Com os alunos do noturno o resultado foi um pouco diferente onde pudemos perceber que é uma geração que não tem alguns dos valores éticos presentes em suas ações.



FINALIZANDO O ANO DE 2015

E assim, na semana  de 16 a 23 de novembro DE 2015 a escola fez a culminância de mais uma etapa do Projeto CONTE ATÉ 10 com o tema: DIVERSIDADE CULTURAL juntamente com as comemorações da SEMANA DE EDUCAÇÃO PARA A VIDA. Novamente os alunos demonstraram protagonismo, autonomia e criatividade nas apresentações.




PROJETO: “CONTE ATÉ 10. RESPEITO. ESSA É A ATITUDE.”
TERCEIRA ETAPA: 16 DE NOVEMBRO DE 2015      SEGUNDA FEIRA

Estamos na última fase do Projeto Conte Até 10 no ano de 2015. O tema escolhido foi DIVERSIDADE CULTURAL onde os alunos vão fazer apresentações sobre a cultura brasileira e suas raízes, fazendo o enfoque em todas as regiões brasileiras. Aproveitaremos o momento também para fazer a culminância do trabalho sobre Consciência Negra.
Aproveitem o momento. Vocês hoje terão uma aula diferente e significativa. Temos a certeza de que aprenderão muito.
HORÁRIO
APRESENTAÇÃO
01
07:30
As Mães do Brasil – 7º ano
02
07:45
Só eu, sou eu = várias turmas  Simone
03
08:00
Região Centro Oeste – Luau – 3º 2
04
08:10
O Homem que não tinha nada – 2ºA2 Simone
05
08:20
Música da Bahia – 1ºA1 - Dryelle
06
08:30
Região Centro Oeste – Desfile 3ºA1
07
08:40
Região Nordeste – Dança – 3ºA1
08
08:50
Região Sudeste – Música – 3ºA2
09
09:00
Região Sul – Bate-Pau Convidados: PRÓ-IDOSO 3ºA1
10
09:10
Região Norte – Coral – 3ºA2
11
09:20
Região Sul – Jornal – 3ºA2
12
09:30
Região Nordeste – Canto – 3ºA2
13
09:40
Região Sudeste – Apresentação de Slydes – 3ºA1
 As turmas do 3º ano foram orientadas pela professora Rosane e Professor José Célio


POESIA DRAMATIZADA PELOS ALUNOS DO 7º ANO
As Três Mães

Os brasileiros de fato
Tiveram três mães diferentes
A mãe branca, lusitana
A mãe, vermelha, do mato
E a mãe preta, africana

A mãe branca foi talvez
A menos pobre das três.
Usava luva e chapéu,
e ensinou o seu filhinho
a querer bem o paizinho
e a crer no papai do céu.

A mãe vermelha talvez
foi a mais livre das três.
não usava saia cara
e nem casaco de manga.
Sua roupa era uma tanga,
feita com penas de arara.
Alimentou o seu filho
com leite e papa de milho,
tornou-o valente e forte,
sem nenhum medo da morte,
para que fosse na taba
o chefe ou morubixaba,
respeitando com amor,
Tupã, rei de toda gente,
deus da luz e do calor
e pai do mundo vivente.


A mãe preta foi talvez
a mais infeliz das três,
pois teve, pra começar,
dois filhos pra criar:
o filho do seu senhor
e o filho do seu amor...
o filho branco era amado,
tinha um berço de veludo.
O filho preto ,coitado!
sentia falta de tudo...
Mãe preta não se queixava
de um filho era mãe somente
do outro era mãe escrava
e amava os dois igualmente.
Contava ao filho branco
uma história comovente
que inventou ou aconteceu.
E ao seu pretinho inocente
dava exemplo e aconselhava
a viver sempre contente
com a sina que Deus lhe deu.

Seja mãe branca ou de cor,
todas merecem amor.
Os bons filhos verdadeiros
brancos,pretos,caboclinhos
saibam que são iguaizinhos
pois nasceram brasileiros.

(Ofélia e Narbal Fontes)

Narbal de Marsillac Fontes (Tietê, 10 de fevereiro de 1899 — Rio de Janeiro, 29 de abril de 1960) foi um poeta, biógrafo, cronista, teatrólogo, pedagogo, professor, jornalista brasileiro.
Ofélia de Avelar Barros Fontes (São Paulo, 1902 - ?) foi uma poetisa, biógrafa, autora didática, tradutora, romancista, professora, radialista brasileira.
Era casada com Narbal Fontes, com quem escreveu livros em parceria.


Videos:
AS TRÊS MÃES SO BRASIL
DANÇA TÍPICA DA REGIÃO NORTE
O BEM VENCE O MAL
disponíveis em https://www.facebook.com/manuelinacio.peixoto?fref=ts

































Em 2015 o Projeto Conte até 10 teve a sua continuidade em função dos pedidos dos alunos que sempre procuravam a Supervisão para saberem qual seria o tema do bimestre. E assim, a escola optou por trabalhar temas relevantes e propostos pela legislação. No mês de abril a culminância foi também num sábado letivo com os alunos apresentando os seguintes temas:
Saúde, Sexualidade e Gênero
Educação Ambiental
Saúde e Higiene Bucal



PROJETO: “CONTE ATÉ 10. PAZ. ESSA É A ATITUDE.”
PRIMEIRA ETAPA: 25 DE ABRIL DE 2015      
PALESTRA: SAÚDE E HIGIENE BUCAL

O Projeto Conte até 10, teve início nesta escola no ano de 2014 sem maiores pretensões, mas a cada tema e a cada apresentação ele foi crescendo e assumindo seu espaço na grade de atividades desta escola. Iniciamos o ano de 2015 e a nossa grande surpresa foI os alunos nos questionando qual seria o tema do próximo “Conte até 10”. Isso nos deu a certeza do seu sucesso e que de agora em diante a escola terá que conduzi-lo com a criatividade dos alunos e professores, pois, ele se afasta do formato original proposto pelo Ministério da Justiça. Mas a sua essência continua, isto é, para tudo nesta vida temos que Contar até 10 para termos consciência das nossas atitudes.
Para o ano de 2015, optamos por trabalhar os temas propostos no Art. 58 da Res. SEE n 2197/12, sendo que nesta fase estaremos trabalhando com os seguintes temas:
1.    Saúde, Sexualidade e Gênero
2.    Educação Ambiental
3.
 
Os dois primeiros temas terão a sua culminância no sábado dia 25/04 com apresentações criativas de todas as turmas. Para o tema Higiene Bucal, optamos por convidar nesta data 24/04 o Cirurgião Dentista Felipe Oliveira Resende para proferir uma palestra sobre Saúde e Higiene Bucal para as turmas do 2º, e 3º anos do Ensino Médio.
Mas antes de passarmos a palavra para o Dr. Felipe, gostaríamos de falar um pouco sobre ele, pois há pouco tempo atrás ele também estava assentado nessas cadeiras que vocês ocupam hoje, pois ele foi aluno da escola. Sempre estudou em escola pública. Iniciou seus estudos na E.E. Dr. Norberto Custódio Ferreira, onde por lá deixou suas marca de aluno aplicado, educado e estudioso por aproximadamente uma década.
Felipe prestou vestibular para Odontologia para a UFJF e hoje já está desfrutando do fruto do seu trabalho e do seu grande conhecimento. E ele está aqui para dividir um pouco deste conhecimento conosco.
Queremos neste momento fazer também uma homenagem à mãe do Felipe, a nossa querida Ângela, que trabalha como Auxiliar de Serviços da Educação Básica nesta escola para quem gostaríamos que todos dessem uma salva de palmas. Foi com toda a dificuldade que seus pais conseguiram mantê-lo estudando, mas hoje ele está ai para retribuir todo esse carinho e atenção
Registramos também a presença neste auditório do Sr. Adir, avô do Felipe que mesmo com seus mais de 90 anos, caminhou até a escola onde trabalhou por muito tempo como professo,  para abraçar o seu neto.
Sabermos que vocês alunos estão em época de escolhas profissionais muitos alunos podem despertar para a odontologia. Estamos trazendo esse profissional aqui hoje para que todos percebam que são capazes e que basta apenas ter foco e seguir confiante rumo aos objetivos.
É com muito prazer que o recebemos, Felipe, e o valorizamos por ser um profissional que saiu da escola pública. Seja bem-vindo. A palavra é sua!








PROJETO: “CONTE ATÉ 10.”
PRIMIERA ETAPA: 25 DE ABRIL DE 2015       SÁBADO LETIVO
HORÁRIO
TURMA
APRESENTAÇÃO
RESPONSÁVEIS
01
07:15
1º ANO 2
Teatro: ERROS DA JUVENTUDE
Luiz Leitão e Letícia


02

07:30

3º ANO 2

QUIZ SOBRE ÁGUA  

O que é Quiz: Quiz são os questionários que tem por objetivo fazer uma avaliação, com respostas que podem ser curtas para facilitar a aprendizagem de um tema.

Rosane e Bianca

VÍDEO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Rosane e Bianca


03
07:50
1º ANO 3
TEATRO: CARIMBADA
Simone e Márcia


04
08:10
3º ANO 1
MÚSICA: AMOR E SEXO
Rosane e Bianca


05
08:20
3º ANO 1
VÍDEO: MEIO AMBIENTE
Rosane e Bianca


06
08:45
6º ANO 1
VÍDEO: O SEGREDO DOS VALES MÁGICOS
Cidinha e Marcelo


07
09:00
2º ANO 3
EXPERIÊNCIA: ENERGIA SUSTENTÁVEL
Marcela


08
09:15
2º ANO 2
MÚSICA: JÁ SEI NAMORAR
Simone


09
09:30
2° ANO 1
1-    VÍDEO: ÁGUA NO PLANETA
2-    VÍDEO: ÁGUA
3-    VÍDEO: SEXUALIDADE

Márcia, Altamir e Cíntia
10
09:45
1º ANO 1
PROFETA GENTILEZA


Carlos Otto
 


No dia 11 de junho foi o segundo momento onde o tema trabalhado foi:
Educação Alimentar e Nutricional
A GENTE NÃO QUER SÓ COMIDA

FEIRA SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL - APRESENTAÇÃO DO NOVO 
GUIA ALIMENTAR BRASILEIRO







CARTILHA DO PROJETO
MATERIAL DE APOIO
CARTILHA: EM DEFESA DO ADOLESCENTE
MÚSICA: REZADEIRA (PROJOTA)
PALESTRA SOBRE BULLING
VÍDEO SOBRE BULLING
VÍDEO 1ª FASE




  




Este projeto teve início na escola no ano de 2014, após a constatação de que era preciso fazer alguma coisa para melhorar a disciplina e incentivar os alunos. De posse da cartilha trabalhamos os quatro temas propostos e os alunos se envolveram tanto que extrapolaram a proposta da cartilha.

Letras das músicas trabalhadas em todas as turmas






POESIA

PROJETO: “CONTE ATÉ 10. PAZ. ESSA É A ATITUDE.”

23/05/14 – sábado leitvo

No Brasil, todos os anos, milhares de pessoas são vítimas de assassinatos por impulso ou por motivos banais, em situações como brigas na vizinhança, nas escolas, em bares, shows, em eventos públicos, no trânsito, no ambiente doméstico etc. Segundo dados estatísticos, nosso país ocupa a primeira posição mundial em homicídios, em termos absolutos. Somente em 2010, cerca de 49 mil pessoas foram assassinadas A pesquisa aponta, ainda, que estas mortes estão fortemente concentradas em jovens do sexo masculino.

Assistiremos agora um vídeo sobre o lançamento do Projeto Conte Até 10, demonstrando a preocupação das autoridades com a juventude brasileira que está sendo dizimada pela violência.

VIDEO

Por esse motivo nossa escola resolveu abraçar esse projeto para que os jovens possam ter consciência de que a vida vale muito.

O Jovem que estuda, que pratica esportes, que tem religião, lazer e amigos é um jovem mais equilibrado. O Esporte ajuda e muito nesse equilíbrio pois trabalha competições mas fazendo o aluno respeitar as regras e o espírito esportivo.

PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Apresentação de esportes pelo Clube do Remo - judô



Vamos mostrar jovens da nossa escola que sabem fazer coisas diferentes e bonitas ao invés de brigas e violência

Nº 1- Música do 6º ano - Cidinha

Pensando em mudar esse trágico quadro e reverter a situação da violência no Brasil, a Estratégia Nacional de Justiça e Seguranca Pública e o Conselho Nacional do Ministério Público criaram a campanha “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude.” A campanha tem a participação de estrelas do esporte, lutadores mundialmente reconhecidos, que adotam atitudes pacíficas e de tolerância frente a situações de conflitos ou possíveis conflitos do dia a dia. Projeto tem seis tipos de músicas que atende aos mais diversos gostos.

 Vamos apresentar agora o Axé da Paz ( repetir a música)



A ideia é levar o brasileiro a refletir e a “esfriar a cabeça” antes de qualquer atitude, para evitar situações de violência

Vamos apresentar agora o Funk da Paz ( repetir a música)



.A busca pela paz passa pela reunião de esforços entre Estado, família e escola, na missão conjunta de promover a reflexão sobre os valores relativos ao convívio em sociedade, como solidariedade, respeito às diferenças, entre tantos outros.

 Música Gabriel Pensador – Professor Humberto

Por ser a escola espaço de construção do conhecimento e de formação de pessoas, bem como pelo fato de estar a violência muito presente no ambiente escolar, em ações de grupos rivais, em casos de depredação do patrimônio, de bullying, de constrangimento físico de professores ou entre alunos, o projeto pedagógico “Conte até 10 nas escolas” será desenvolvido ao longo do ano letivo, visando à prevenção e ao enfrentamento da violência escolar. Trata-se de desdobramento da campanha “Conte até 10. Paz. Essa é a atitude”.

Antes de Brigar vamos contar: 1...2...3...4...5...6...7...8..9...10....

Apresentação Simone

A sensibilização e conscientização coletiva para o elevado número de crimes cometidos por motivos banais e decorrentes de ações impulsivas, como propõe a Campanha Conte até 10, resulta de dados extraídos concretamente de inquéritos policiais em tramitação em 2011 e 2012, em 16 Unidades da Federação, e que indicam que parcela significativa dos homicídios apurados foram cometidos por motivos banais ou por impulso.

Vamos apresentar agora o Rap da Paz ( repetir a música)



Mais recentemente, dados também oficiais, do Ministério da Saúde e apresentados no relatório Mapa da Violência 2013 – Homicídios e Juventude no Brasil destacam a escalada de homicídios contra jovens (15 a 24 anos), respondendo esses crimes contra a vida por 39,3% das causas de morte da população jovem brasileira.

Vamos apresentar agora o Reggae da Paz ( repetir a música)



Nesse contexto, o alto índice de violência no país é tema que atinge a todos e pede providências urgentes. A escolha pela vida e pela paz social é uma dessas decisões importantes, pois impacta diretamente o ambiente do estudante: a sala de aula, a sua família e a comunidade.

Vamos apresentar agora o Samba Enredo da Paz ( repetir a música)



O respeito à vida humana é uma atitude essencial para o convívio em sociedade.





Adolescentes, hoje, jovens e adultos, amanhã. Todos eles só têm a crescer nessa

discussão sobre o valor da vida, adotando as seguintes ações:
           aprofundando a compreensão sobre o crime de homicídio e as consequências da morte;
           debatendo e definindo regras e estratégias para a prevenção da violência nas
escolas e na sociedade.
Vamos apresentar agora o Sertanejo  da Paz ( repetir a música)
Poesia: Um mundo Cheio de Paz – Professora Natália

Este desafio é de todos nós!
 



DIVISÃO DO TRABALHO PARA O PROJETO
PROJETO: “CONTE ATÉ 10. PAZ. ESSA É A ATITUDE.”
TEMA: DIREITOS E DEVERES DO ADOLESCENTE, ATO INFRACIONAL E TRIBUNAL DO JURI

Data: 09/08 sábado letivo onde será comemorado também o Dia do Estudante

O Projeto acontecerá com todos os turnos no horário da manhã

HORÁRIO DE QUINTA-FEIRA
TURMAS
1ºH
TÓPICO
2ºH
TÓPICO
3ºH
TÓPICO
4ºH
TÓPICO
5ºH
TÓPICO
6ºH
TÓPICO
6º ANO
MAT
4
CIEN
2
ART
3
PORT
1 e 5
PORT
1 e 5
===

9º 1
CIÊN
2
PORT
1 e 5
HIST
3
MAT
4
CIEN
2
===

9º 2
PORT
1 e 5
HIST
3
CIEN
2
CIEN
2
MAT
4
===

TEC.
ING
4
QUIM
2
ING
4
PORT
1 e 5
E. FIS
5
COMP
3
TUR. 1
FIS
5
TUR
3
PORT
1 e5
QUIM
2
ING
4
FIS
5
TUR. 2
TUR
3
MAT
4
QUIM
2
ING
5
PORT
1 e 5
E.FIS
5
2ºA1
PORT
1 e 5
PORT
1 e 5
QUIM
2
MAT
3
MAT
4
===

2ºA2
QUIM
2
ING
1 e 5
MAT
4
FIS
3
FIS
3
===

2ºA3
PORT
1 e 5
FIS
4
FIS
4
HIST
3
QUIM
2
===

3ºA1
MAT
4
MAT
4
PORT
1 e 5
QUIM
2
HIST
3
===

3ºA2
HIST
3
POR
1 e 5
MAT
4
MAT
4
QUIM
2
===
















TÓPICO 1
APREENSÃO E AUDIÊNCIAS
TÓPICO 2
MEDIDA SÓCIOEDUCATIVA E PRIVAÇÃO DA LIBERDADE
TÓPICO 3
INTERNAÇÃO
TÓPICO 4
ASSISTÊNCIAS BÁSICAS
TÓPICO 5
PROGRESSÃO DA MEDIDA



. Cada professor deverá trabalhar os referidos tópicos com suas turmas e encontrar juntamente com os alunos uma maneira criativa de apresentar no dia 09 de agosto.

. Estamos vendo a possibilidade de uma palestra rápida com promotor

. Haverá um lanche especial
 


PROJETO: “CONTE ATÉ 10. PAZ. ESSA É A ATITUDE.”
SEGUNDA ETAPA: 09 DE AGOSTO DE 2014       SÁBADO LETIVO

Estamos na segunda fase do Projeto Conte Até 10. Paz. Essa é a Atitude. Vamos falar hoje sobre os Direitos e Deveres dos Adolescentes, ao mesmo tempo em que comemoraremos o Dia do Estudante. Conscientes de seus deveres e direitos na sociedade, certamente teremos uma família melhor, uma escola melhor, uma cidade melhor e uma país melhor. Esse é o desejo da escola com a realização desse projeto.
1-    DOCUMENTÁRIO SOB A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR JOSÉ CÉLIO (EDITADO PELOS ALUNOS DA TURMA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO) (15 MIN)
2-    VÍDEO SOBRE UMA NOTÍCIA DE JORNAL – PROETI   (5 MIN)
3-    DOCUMENTÁRIO TURMA: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PROF. SIMONE (10 MIN)
4-    MÚSICAS DO PROJETO (10 MIN)
A campanha Conte até 10 nas Escolas destina-se à educação do adolescente e do jovem para uma cultura de paz. A escola é importante espaço de convivência e de formação dos adultos de amanhã. É especialmente no ensino médio que o estudante amadurece sua capacidade de reflexão crítica para diversas decisões da vida, indispensável para a tomada de decisões que a sociedade, futuramente, vai exigir
5-    MAIORIDADE PENAL –  VÍDEO – ENTREVISTA PROFESSORA ZANINHA (20 MIN)
6-    TEATRO MUDO – O QUE LEVA UM JOVEM À PRISÃO? (7 MIN)
7-    MÚSICA: A REZADEIRA       TURMA: TURISMO I       PROF. SIMONE (5  MIN)
Vamos mostrar jovens da nossa escola que sabem fazer coisas diferentes e bonitas ao invés de brigas e violência
8-    TEATRO SOBRE O TEMA               TURMA 2º A2  PROF. SIMONE (7 MIN)
9-    A REALIDADE DOS PRESIDIÁRIOS  3º ANO – PROFESSORA ZANINHA (5 MIN)
10- VISITA NO PRESÍDIO (15 MIN)
11- TEATRO: PÁGINA EM BRANCO (15 MIN)
12- ENTREVISTA A UMA FAMÍLIA DE PRESIDIÁRIO (5 MIN)
13- VÍDEO: A VIDA NA CADEIA (10 MIN)
14- VÍDEO: VIOLÊNCIA NA ESCOLA (10 MIN)
Um dos motivos para realização dessa campanha nas escolas tem a ver com as tristes estatísticas de violência no País. De acordo com o Mapa da Violência 2013 – Homicídios e Juventude no País, o volume de homicídios contra jovens de 15 a 24 anos corresponde a 39,3% das mortes ocorridas entre a população jovem brasileira. Em outras faixas etárias, os homicídios respondem por 3% dos óbitos.
15- TEATRO SOBRE O TEMA        TURMA 2º A1 PROF. LETÍCIA (15 MIN)
A ideia é levar o brasileiro a refletir e a “esfriar a cabeça” antes de qualquer atitude, para evitar situações de violência
Queremos com esse projeto lavar vocês, alunos, a refletirem sobre as próprias atitudes e conseqüências dos seus atos, chamando a atenção para o fato de que, grande parte dos crimes assassinatos são cometidos na idade adulta, mas em muitos deles existem menores envolvidos. Queremos nossos alunos trilhando o caminho de cidadãos livres e felizes.
16- APRESENTAÇÃO VÍDEO DO NOTURNO (15 MIN)
 

O projeto foi desenvolvido com grande êxito na escola por isso foi apresentado em duas oportunidades diferentes para educadores de todo o estado de Minas Gerais, promovidos pela MAGISTRA, a escola da escola.
Congresso de Boas Práticas
Congresso Enfrentamento da Violência nas escolas











































Nenhum comentário:

Postar um comentário